território candeal

Imagem: Luan/Acervo Pracatum.

O Blog apresenta a tecnologia social da Pracatum ancorada na paisagem cultural do Território Candeal. É um ambiente de produção de conhecimento, estruturado    em 2018, em parceria com o Itaú Social.

Os posts desse blog entrelaçam a singular história cultural do bairro do Candeal, a partir da chegada da africana Josepha Santana a este lugar; as formas estéticas, que se moldaram nesse nicho africano-baiano; e o desenvolvimento de uma tecnologia social elaborada pela APAS, que tem dois eixos principais: Pracatum – Escola de Música e Tecnologias e o Tá Rebocado – um programa de curadoria urbanística de gestão comunitária.

O Candeal é uma antiga comunidade de Salvador da Bahia habitada por uma população visceralmente ligada às suas matrizes africanas, onde a arte, a coletividade e as relações interpessoais são valorizadas. É um nicho popular encravado entre bairros ricos de Salvador.

Sua geografia de vale, com ladeiras íngremes, escadarias, ruas estreitas e sinuosas, acolhe 1300 famílias, quase todas afrodescendentes, que construíram relações de parentesco reais e simbólicas. A música é o maior bem cultural desse território que se internacionalizou pela potência de sua organização comunitária e de criação artística.

No Candeal, a música é delineada nos terreiros de candomblé, nas rodas de capoeira, nas ladainhas de Santo Antônio, nos sambas de quintal, nas latas dos chafarizes, nos baldes das lavadeiras, no toque dos timbaus, nas salas de aula, nos estúdios de gravação, nos ensaios de rua, nas jam sessions, nos shows do Guetho Square.

Atento a esta paisagem, o músico Carlinhos Brown idealizou e fundou a APAS, em 1994, dando origem ao desenvolvimento de uma Tecnologia Social enraizada na cultura de sua comunidade. “Quando a gente fala de ancestralidade nós estamos falando de um DNA que poucos imaginam que se manifeste, porque ele se manifesta na memória. Estamos num centro de cultura africana e todo esse ensinamento chega a mim. Eu sonhei com esse desejo de educação e de evolução do tambor dando a isso um encaminhamento e uma linguagem”.

Navegue e desfrute desse mergulho estético no Território Candeal. Um polo vibrante do mundo atlântico, na maior cidade negra fora da África.

FICHA TÉCNICA

Presidência – Antônio Carlos de Freitas – Carlinhos Brown

Direção Executiva – Selma Calabrich

Coordenação Pedagógica – Cibele Nunes

Direção de Desenvolvimento Social – Ruth Buarque

Comunicação – Lumma Monteiro

Coordenação de Pesquisa – Goli Guerreiro

Edição – Selma Calabrich e Goli Guerreiro

REFERÊNCIAS

1.BIBLIOGRÁFICAS

ABAPORU. Escola Profissionalizante de Músicos de Rua – Relatório de Avaliação. Salvador, junho de 2002

Adriana Oliveira. Brown e CandealzineFanzine eletrônico sobre a influência de Carlinhos Brown na comunidade do Candeal. Salvador: UNEB, Faculdade de Comunicação,1997

Alda Oliveira. Educadora. Acervo Pracatum, textos avulsos,1998.

APAS, Associação Pracatum de Ação Social. Apresentação Institucional: Programa de Desenvolvimento Comunitário Ta Rebocado e Pracatum – Escola Profissionalizante de Música. Mimeografado. Salvador. 1999.

APAS, Associação Pracatum de Ação Social. Documento Referência: Programa de Desenvolvimento Comunitário Ta Rebocado e Pracatum – Escola Profissionalizante de Música. Mimeo. Salvador, 1999b.

APAS. A história de Josepha Santana – O Candeal. Salvador, 2009.

APAS. Afrobook – mapeamento dos ritmos afro-baianos. Salvador, 2017

APAS. Aos olhos dos erês. Salvador, 2008

APAS. Kandengue Tambor – uma experiência sonora. Salvador, 2019

APAS. Tecnologia Social, Módulo I. Salvador, 1997

Ari Lima. O fenômeno Timbalada: cultura musical afro-pop e juventude baiana megro-mestiça. In: Sansone e Silva. Ritmos em Trânsito. Salvador, UFBA, 1998

Claudia Andrade Vieira. Aguadeiras, mercadoras, lavadeiras: uma análise dos discursos acerca das mulheres negras na trama urbana de Salvador. XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis, 2015

Flávia Candusso. O sistema de ensino e aprendizagem musical da banda Lactomia. Salvador: UFBA, Escola de Música, 2002

Goli Guerreiro. A Trama dos Tambores – a música afro-pop de Salvador. São Paulo: Editora 34, 2000.

———— O Drible do Candeal – O contexto sociomusical de uma comunidade afro-brasileira, 2005. Salvador: Revista Afro-Ásia, 2005

João Pereira Oliveira Junior. Processos educativos, força identitária e mobilização comunitária na luta pela moradia no Candeal Pequeno: Programa Tá Rebocado. Salvador: UNEB, Faculdade de Educação, 2004

Karla Eugênia de Souza Andrade. Candeal Pequeno, Salvador Bahia: estratégias cognitivas de apropriação e avaliação pós-ocupação dos conjuntos habitacionais populares implantados pelo Programa Viver Melhor. –2005. Salvador: UFBA, Faculdade de Arquitetura, 2005

Marcelo Gadêlha, Organizações Brown:Identidade cultural e liderança em um complexo de organizações baianas, UFBA, Faculdade de Administração, Salvador, 2004

Maria das Graças Andrade Leal. Candeal: ocupação e constituição de um bairro em Salvador–Bahia (séculos XVIII-XX). In: Tempos Históricos • Volume 18, 2014.

Osmundo Araújo Pinho. The songs of freedom – notas etnográficas sobre cultura negra global e práticas contraculturais locais. In: Sansone e Silva. Ritmos em Trânsito. Salvador, UFBA, 1998

Selma Calabrich, Acervo Pracatum, textos avulsos ,1995.

Vera Lyra. Acervo Pracatum, textos avulsos, 1998-9.

Virgen de La Almudena. blog-cmei-virgen-de-la-almudena.webnode.com

2. SONS

Hip Hop Roots. Xangô, Warner Music Spain, 2008

Sergio Mendes. Brasileiro, Elektra/USA, 1992

Timbalada. Timbalada Mineral, Polygram, 1996

3. IMAGENS

Bahia Beat, TV Arte, França, 1996

Candyall e Tal. Salvador, Kianda Filmes, 2015

Roda de Timbau. Salvador, Gaby Silva, 2019